FALE COM A INOVA
Postado em 02 de Agosto às 15h05

Empresas podem começar a ser multadas a partir de hoje na LGPD

Segurança (14)

Na verdade, desde ontem, 1º de agosto de 2021, mas como o primeiro dia do mês caiu em um domingo, nada aconteceu por enquanto. O fato é que, a partir de agora, as sanções previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) podem efetivamente ser aplicadas.

Contexto e relevância? Nos últimos anos, a coleta de dados por parte de empresas cresceu absurdamente e, certamente, você tem infos disponíveis no banco de dados de diversas empresas.

A LGPD é um grande marco na relação e no tratamento das informações por parte das empresas e tem como objetivo principal a proteção da privacidade das pessoas.
Desde a nomeação de uma pessoa encarregada pelos dados ? ou Data Protection Office (DPO) ? até a disponibilização de relatórios e atendimento específico para contato para esclarecimentos, as empresas passam a ter uma série de requisitos a serem cumpridos diante da lei.

Qual o tamanho das multas? É aqui que mora a confusão. Apesar do prazo para aplicação ter se iniciado ontem, ainda não há um documento que estabeleça como as multas serão calculadas.

Isso indica que, inicialmente, as penalidades terão um caráter mais educativo, sendo que o órgão competente para fiscalizar e multar afirmou que as empresas começarão sendo somente advertidas, e que as punições vão evoluindo aos poucos. O que se sabe é que o teto é de R$ 50 milhões.

Independente do porte, as empresas ? e não só as de tecnologia ? devem começar a se movimentar mais ainda nos próximos meses.

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

O QUE OCORRE QUANDO UMA EMPRESA NÃO ESTÁ PROTEGIDA POR UM FIREWALL UTM? 30/10/18 O que é um firewall? Com o uso constante da internet as portas de entrada para ataques cibernéticos aumentam consideravelmente. E para evitar que esse tipo de ataque aconteça, é preciso construir barreiras para se proteger. O firewall, então, é uma barreira de defesa que você coloca na sua rede para protegê-la de acessos não autorizados. Ele......
FIREWALL: SAIBA POR QUE VOCÊ PRECISA DELE26/02/19 Um firewall é um sistema de segurança que serve para monitorar o que entra e sai de sua rede. Um dispositivo de firewall bloqueia ações que apresentam risco, mas sem restringir o acesso ao que importa.  Confira abaixo as dicas......
OS DADOS DO SEU NEGÓCIO ESTÃO SEGUROS?21/02/19 Independentemente do tamanho de uma empresa, computadores e servidores sempre podem sofrer danos. Sejam por falhas de funcionamento, catástrofes ou até mesmo por ataques de hackers. Todo negócio sempre está sujeito a perder parte......

Voltar para BLOG