FALE COM A INOVA
Postado em 09 de Setembro às 17h30

Patch Panel no cabeamento da sua empresa. Por que ele é essencial?

Cabeamento (4)

Por que usar patch panel na estrutura de cabeamento da sua empresa?

O uso de patch panel é necessário para o cabeamento ser considerado estruturado dentro das recomendações normativas. De maneira simplificada, um patch panel tem a finalidade de evitar danos nas portas de switches e equipamentos, mas não é só isso, veja os diversos benefícios na utilização desse equipamento, conforme listamos abaixo:

1 - Facilitar as conexões de rede:
A principal função de um patch panel é organizar as conexões garantindo que as ligações sejam feitas e desfeitas de forma adequada e segura devido à identificação e organização dos cabos de rede. Para isso, ele funciona como um equipamento intermediário entre o rack e os demais equipamentos.
2 - Proteger as portas do switch contra queima:
As portas dos switches são frágeis e o manuseio incorreto delas pode causar danos irreversíveis, o pior deles – e mais comum – é a queima. Ela pode acontecer por diversos fatores, sendo um deles a ativação indevida de um ponto. Como intermediador, o patch panel atua na prevenção de ligamentos e desligamentos indevidos dos pontos de rede e por meio da organização e identificação de cada um deles, o profissional de rede tem mais segurança e confiabilidade para realizar as alterações necessárias, sem o risco de mexer no cabo errado. 
3 - Manter os cabos organizados:
Qualquer tipo de cabeamento requer um mínimo de organização para garantir seu bom funcionamento. Uma situação bastante comum é a existência de pontos de rede sem utilização. Até aqui, tudo certo. O problema começa quando esses cabos de rede ficam soltos, sem cuidado. Com o patch panel, os cabos podem ficar conectados mesmo que não estejam em uso. Basta deixar as portas desativadas e, caso precisem ser utilizados, habilitá-las de forma simples e prática. 
4 - Cabos devidamente identificados:
O emaranhado de cabos de uma rede estruturada pode virar uma grande dor de cabeça se não estiver devidamente identificado. Afinal, como saber qual cabo está saindo de qual posição do rack e de onde vem o cabo que está conectado à determinado equipamento?
No momento da instalação do patch panel, os cabos são identificados de acordo com sua origem e destino. Dessa forma, sempre que houver a necessidade de saber a qual equipamento pertence cada um dos cabos, o profissional de rede não irá encontrar dificuldade.
5 - Padronização:
O patch panel é essencial para a padronização perante as normas da telecomunicação. Para um cabeamento ser estruturado, a utilização do equipamento é necessária para estar de acordo com às normas técnicas. 

Comentários!

Comentários

Seja o primeiro a comentar! : )

Veja também

No que consiste a blindagem do cabo de rede?31/08 Para saber qual cabo de rede utilizar na estrutura de sua empresa é preciso avaliar o ambiente a fim de identificar possíveis fatores de interferência na transmissão de sinal como: rede elétrica, motores, inversores de frequência e antenas. Cabos sem blindagem, são mais flexíveis, mais baratos e populares no mercado, mas nem sempre são indicados. Existem......
Quais as diferenças entre os tipos de cabos de rede?10/08 O cabo de rede, é um item comum nas instalações de cabeamento. Ao procurar por ele no mercado, você notará que existe uma variedade de modelos, sendo a principal característica a ser levada em......
Certificação de rede30/09   Atualmente, as empresas têm buscado aliar produtividade, qualidade e redução de custos. O que os gerentes de TI sabem e tentam justificar aos demais gestores é que essa eficiência operacional está diretamente......

Voltar para BLOG